Buscar
  • monografia total

Qual o número mínimo de páginas ?


Respondendo à esta pergunta de forma direta: não.

Não há nenhum tipo de regulamentação, a nível nacional, como é o caso das normas ABNT, que estabeleça uma quantidade mínima e máxima de páginas para o TCC.

O que mais vai influenciar neste quesito são os elementos que constituem o próprio trabalho.

Isto é, qual o tema escolhido, qual a abordagem metodológica utilizada, quais técnicas de pesquisa serão empregadas e quais são as hipóteses e objetivos do TCC, por exemplo.

Além desses fatores, deve-se levar em conta também o tipo de trabalho produzido: se é um relatório de estágio, um artigo, uma monografia, etc.

Como é possível perceber até aqui, é difícil delimitar uma quantidade de páginas ideal podem variar muito de acordo com a natureza de cada projeto.

Contudo, algo que tem se tornado prática comum entre diversas instituições de ensino e orientadores é o reconhecimento da irrelevância de se produzir trabalhos desnecessariamente extensos.

Antes, era comum a noção de que quanto maior o trabalho, melhor seu conteúdo, pois ele estaria mais completo. Porém, o que se percebe é que em trabalhos muito longos, com mais 100 páginas, muito do conteúdo ali presente é dispensável.

Por este motivo, é melhor escrever um trabalho mais sucinto, mas onde cada linha de texto tenha sua parcela de importância para o desenvolvimento do TCC.


Dessa forma, recomendamos para um monografia uma média de 30 ~ 40 páginas , assim é possível desenvolver um bom conteúdo sem ser muito extenso


Caso queira um orçamento, acesso nosso site www.monografiatotal.com ou pelo WhatsApp 21 96590 6066 - atendimento 24horas todos os dias


-

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo